sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Caracterização da escola - PARTE II (continuação)


Ao tornar-se de ensino integral, agora, tem estudantes das mais diversificadas regiões e bairros da cidade, porém a maior parte ainda advém das regiões que inicialmente a escola foi construída para atender. Na rede estadual de ensino de São Paulo há escolas que ofertam apenas os anos iniciais do ensino fundamental e outras que só atendem os anos finais. A E.E. Conde do Pinhal é uma instituição pública escolar estadual de transição do Ensino Fundamental I para o II e que também oferta o Ensino Médio. Os alunos aos iniciarem os estudos, além das adaptações a uma nova escola, também se adaptam ao novo modelo de ensino, a nova rotina e as propostas diferentes. O modelo pedagógico idealizado no Programa de Ensino Integral (PEI) é para formar o jovem autônomo, solidário e competente. Os princípios educativos do programa são baseados na Educação Interdimensional, na Pedagogia da Presença, no Protagonismo Juvenil e nos 4 Pilares da Educação para o Século XXI, totalizando 4 princípios educativos fundamentais para programa. Existem outras práticas e vivências que potencializam a formação dos (as) alunos (as), para esse momento de transição e para todos os novos alunos, há a prática de Acolhimento que é o primeiro contato do (a) aluno (a) com o PEI e as atividades desenvolvidas são utilizadas para a construção de seu Projeto de Vida, que é revisado e atualizado durante o ano letivo, inclusive com uma disciplina complementar específica.



Abel - (AOE)

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