Ao tornar-se de ensino integral, agora, tem estudantes
das mais diversificadas regiões e bairros da cidade, porém a maior parte ainda advém
das regiões que inicialmente a escola foi construída para atender. Na rede estadual de ensino de São Paulo há escolas que ofertam apenas os anos iniciais do ensino fundamental e
outras que só atendem os anos finais. A E.E.
Conde do Pinhal é uma instituição pública escolar estadual de transição do Ensino Fundamental I para o II e que
também oferta o Ensino Médio. Os alunos aos
iniciarem os estudos, além das adaptações a uma
nova escola, também se adaptam ao novo modelo de ensino, a nova rotina e as propostas
diferentes. O modelo pedagógico idealizado no Programa de Ensino
Integral (PEI) é para formar o jovem autônomo, solidário e competente. Os
princípios educativos do programa são baseados na Educação Interdimensional, na
Pedagogia da Presença, no Protagonismo Juvenil e nos 4 Pilares da Educação para
o Século XXI, totalizando 4 princípios educativos fundamentais para programa.
Existem outras práticas e vivências que potencializam a formação dos (as)
alunos (as), para esse momento de transição e para todos os novos alunos, há a
prática de Acolhimento que é o primeiro contato do (a) aluno (a) com o PEI e as
atividades desenvolvidas são utilizadas para a construção de seu Projeto de
Vida, que é revisado e atualizado durante o ano letivo, inclusive com uma disciplina
complementar específica.
Abel - (AOE)
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